...o microondas.

25-09-2010 19:07

 

O microondas é um aparelho que facilita e agiliza o preparo dos alimentos.

 

História

Esse aparelho surgiu por acaso, em 1946 nos EUA, quando um engenheiro eletrônico chamado Percy Spencer que trabalhava em uma empresa fabricando magnetrons para aparelhos de radar, colocou uma barra de chocalate no bolso da calça e foi trabalhar. Enquanto ele trabalhava em um aparelho de radar ativo, observou uma sensação repentina estranha, e percebeu que o chocolate havia derretido.

O primeiro alimento a ser cozinhado foi a pipoca, e o segundo, um ovo, que cozinhou de dentro para fora, explodindo devido a pressão.

Ao perceber que poderia fazer isso com outros alimentos, Spencer tratou de fazer com que se pudesse obter o máximo de proveito das microondas. Isso não foi difícil, pois naquela época o magnetron já era muito desenvolvido. Assim, em 1952, surgiu o primeirio forno microondas.

O que é um magnetron?

O magnetron é constituído por um ânodo cilíndrico, composto de cavidades, estas encontram-se no eixo de um cátodo de aquecimento. É necessário saber que quanto mais cavidades mais elevado é o seu rendimento. O ânodo e o cátodo são separados por um espaço ao qual se dá o nome de espaço de interação, estando em vácuo. Estas cavidades, ditas "cavidades ressonantes", podem ter formas diferentes de acordo com o magnetron considerado. Encontram-se também dois ímans que são fixados perpendicularmente em relação ao eixo do tubo.

Funcionamento

                                 

O aquecimento de microondas ocorre em razão de uma radiação eletromagnética de 2.450 MHz. Essa radiação aumenta a agitação das moléculas de água dos alimentos, aquecendo-os de forma quase uniforme - graças ao prato giratório - de fora para dentro, já que as ondas eletromagnéticas se localizam na parte externa dos alimentos.

Um campo elétrico contínuo é aplicado entre o ânodo e o cátodo. Este campo tem uma tensão de ordem de vários kV (cerca de 4.000 V), para um espaço de ação de alguns milímetros. Os elétrons liberados pelo cátodo são acelerados pelo campo magnético contínuo. Na ausência de ímans, os elétrons iriam diretamente ao ânodo. Graças ao campo magnético criado pelos dois ímans perpendiculares ao eixo ânodo/cátodo, obtém-se um movimento circular em torno do cátodo, com trajetórias semelhantes a ciclóides. Considera-se que cada elétron é animado de uma velocidade v. O campo magnético cria, com a nuvem eletrônica, uma força de Laplace que serve para acelerar as ondas. Estas cargas que fluem entre o ânodo e o cátodo vão entrar em interação com as cavidades ressonantes do bloco anódico que se torna o apoio das oscilações eletromagnéticas.

 

Penetração das ondas no interior do alimento

A penetração das ondas nos alimentos difere em função deste, da sua concentração e composição. Quando um alimento é sujeito a uma radiação de micro-ondas, ele tem tendência a rejeitar uma parte da onda e a armazenar a outra. A parte absorvida é chamada de energia calorífica e é graças a ela que o alimento aquece. A parte rejeitada é chamada de onda refletida. Para evitar que certas partes do alimento sejam queimadas ou outras fiquem frias é necessário que a distribuição das ondas seja a mesma em todas as zonas do alimento. Para este efeito as paredes da cavidade fazem refletir as ondas e o prato em rotação permite a distribuição homogênea das ondas ao alimento.

Perigos

*Líquidos quando colocados no forno micro-ondas podem superaquecer, causando queimaduras graves;

*Recipientes fechados e ovos podem explodir dentro do forno devido à pressão do vapor;

*Produtos aquecidos por muito tempo também podem pegar fogo dentro do forno;

*Objetos metálicos ou condutores quando aquecidos atuam como antenas, resultando em uma corrente elétrica;

*Qualquer objeto de metal pode criar arco elétrico, ou seja, uma faísca dentro do forno de micro-ondas.